Gorduras boas X gorduras ruins

  Hoje em dia muito se discute sobre o aumento das taxas de colesterol e das doenças cardiovasculares entre a população. A alimentação inadequada proporcionada pela mudança do estilo de vida nas grandes metrópoles contribui para o agravamento dessa situação.
  Identificar os diferentes tipos de gorduras existentes nos alimentos pode ajudar no direcionamento para o combate desse males tão comuns na atualidade.

  Gorduras Insaturadas
  São de origem vegetal e se encontram mais facilmente na forma líquida. Ajudam no aumento do colesterol  "bom" no sangue (HDL) e também a transportar as vitaminas A, D, E e K no organismo. Suas fontes são os óleos vegetais (como os de canola, soja e girassol), azeite de oliva e peixes de águas salgadas e frias (como o atum e o salmão).

   Gorduras Saturadas
 São de origem animal e se encontram na forma sólida nos alimentos. Estão associadas ao aumento do colesterol "ruim" no sangue (LDL), desencadeador de problemas cardiovasculares. Suas fontes são as gorduras aparentes das carnes vermelhas, peles de frango, bacon, embutidos (presunto, mortadela, salame), leites integrais e seus derivados (manteigas e queijos amarelos) e gema de ovo.

   Gorduras Trans
São as gorduras de origem vegetal manipuladas pela indústria por um processo chamado hidrogenação. São altamente prejudiciais, por esse motivo, estão sendo retiradas de circulação do mercado. É importante estar atento aos rótulos. pois eles descrevem se o produto é isento desse tipo de gordura.


   Para combater o colesterol, portanto, deve-se priorizar o consumo dos alimentos que contenham gorduras insaturadas, hortaliças, frutas, carnes magras e leite desnatado. É importante lembrar que a atividade física também é uma ótima aliada.



  

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!