Organizando a geladeira corretamente

     A geladeira é um local seguro para armazenar os alimentos, pois baixa temperatura impede o crescimento da maioria dos tipos de bactérias que os contaminam. Mas, como todo o cuidado é pouco, limpeza e organização nesse eletrodoméstico garantem a permanência da qualidade de todos os itens. 
         Cada parte da geladeira é destinada para guardar um tipo de alimento, como descrito abaixo:


  • Porta: Os alimentos adequados para serem guardados nessa parte são alimentos que resistem a mudanças de temperatura pelas frequentes mudanças de temperaturas a qual está exposta. São exemplos: refrigerantes, sucos, molhos e condimentos. No caso dos ovos, é aconselhável mantê-los em recipientes nas prateleiras internas.
  • Gaveta inferior: Por ser uma região de temperatura mais amena, os hortifrutis aí armazenados não correm o risco de sofrerem alterações nas suas características.
  • Prateleira inferior: Indicada para guardar frutas e preparações que não sejam a base de molho, leite e saladas já prontas para serem consumidas.   
  • Prateleiras do meio: Destinada ao armazenamento de preparações que serão consumidas em um curto espaço de tempo, produtos já manipulados ou alimentos que deterioram-se facilmente, como doces, sobras de alimentos, maionese e leite.
  • Prateleira Superior: Ideal para o armazenamento de massas prontas, queijos, iogurtes. A temperatura nesse local costuma ser mais baixa.
  • Congelador: Possui temperaturas negativas (abaixo dos -5°C), onde são acondicionados produtos que devem ficar um longo período aguardando preparo ou alguns tipos de produtos industrializados semiprontos (lasanhas, sorvetes e empanados).  Os diversos tipos de carnes devem estar em recipientes separados ou vedados hermeticamente, para que não haja o risco de contaminação cruzada.                
         A limpeza do refrigerador deve ser frequente, com produtos adequados para esse eletrodoméstico.Vale também ressaltar que nas geladeiras mais modernas, a temperatura interna costuma se manter igual em todas as divisões. Sendo assim, o adequado é manter sempre produtos já prontos na parte superior, alimentos já pré-cozidos aguardando para serem servidos no meio e produtos crus (carnes de um lado e hortifrutis de outro) em baixo. Todos esses cuidados fazem de sua alimentação mais saudável.

                 

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!