Descongelamento de carnes

     O congelamento é uma forma bem moderna de armazenar alimentos perecíveis por um bom tempo, como as carnes. Porém, no momento em que resolvem usar o mantimento do freezer, muitas pessoas não sabem quais são os procedimentos corretos para que sejam evitadas as temíveis contaminações que podem ocorrer durante a retirada da camada de gelo formada durante esse período. Portanto, seguem algumas orientações de como realizar, com segurança, o descongelamento de carnes: 


- Primeiramente, planeje o cardápio do dia. O descongelamento deve ser um processo lento, que pode durar até 2 dias, e não feito em cima da hora de preparar o alimento.
- Após retirar o alimento do freezer, é aconselhável que o descongelamento aconteça em refrigeração (temperatura de 2º a 10ºC). 
- Em casos especiais, esse processo pode ser feito em microondas ou água corrente. O segundo caso exige uma atenção especial para que se evite o desperdício de água (que é utilizada em grande quantidade) e também não deixar que o líquido que extravasa da carne se acumule, pois ele pode ser o estopim para multiplicação bacteriana. 
- Higienizar bem todos os utensílios utilizados durante todo o processo é fundamental.

       Uma boa refeição começa com todos os cuidados no pré-preparo. Isso garante mais saúde na mesa!!!!

Fontes:
http://www.vitello.com.br/?n=53&l=pt&np=9
http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc77/03nocoescarne.html

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!