domingo, 26 de maio de 2013

Crianças, é hora do lanche!!!

    Muitos pais se perguntam o que pode ser saudável para a hora do lanche na escola para os seus filhos, e muitas vezes, diante de tanta variedade no mercado, fica difícil realizar uma escolha adequada. A seguir, dicas de alguns alimentos que podem ser incluídos sem problemas nessa hora:


Bisnaguinha e pães integrais: Além de uma ótima fonte de carboidratos, ainda tem as fibras que são adicionadas em algumas marcas pela indústria. Coloque no recheio alimentos variados como: queijo branco, requeijão, peito de perú. 



Biscoitos de polvilho: São práticos para levar e as crianças aceitam muito bem, além de, na medida certa, não pesarem muito na balança. Elas podem carregá-los em potes plásticos devidamente higienizados.




 Barrinhas de cereal: Também são fontes de fibras e energia, ocupando pouco volume na lancheira. Existem, hoje em dia, opções de barrinhas voltados especialmente para o público infantil. Porém evite as versões com chocolate, por terem um teor um pouco maior de açúcar na composição. 
 Frutas picadas: As frutas picadas, sem casca, devidamente higienizadas e embaladas, como uva, maçã, pêra, goiaba e melancia são também ótimas opções. As crianças aceitam muito bem. 
 Sucos em garrafinhas: Os sucos naturais podem ser levados nas garrafinhas plásticas, mas lembrando que frutas como laranja, com alto teor de vitamina C, perdem esse poder com a oxidação durante a passagem de tempo. Água de coco pode ser também uma boa escolha para hidratação durante os períodos mais quentes do ano. 




Bebidas lácteas: Iogurtes e leites fermentados são fonte importante de cálcio no período pré-escolar e escolar e também podem contribuir para um bom funcionamento do trato intestinal. Porém, fique atento, pois esses produtos costumam estragar se não forem mantidos em temperatura baixa (até 10ºC).  




       É bom ressaltar que muitos produtos exigem armazenamento em temperatura adequada. Por esse motivo, invista nas lancheiras térmicas. Com toda essa variedade, está garantido um lanche saudável e sem perigo para as crianças!!!
"Os textos desse blog são apenas informativos. Nada substitui o acompanhamento nutricional realizado pessoalmente".