terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ovos - como utilizá-los corretamente

   O ovo é um alimento de alto teor nutricional e de ampla utilização na culinária. No entanto, no momento de realizar o seu consumo,ainda restam algumas dúvidas sobre a sua correta forma de armazenagem e na sua inclusão em receitas. Seguem algumas considerações sobre os ovos: 


- Microrganismos patogênicos, como a Salmonella sp., podem contaminar tanto a casca quanto a gema dos ovos. Por esse motivo, é recomendado que não se adquira ovos rachados e também em embalagens reutilizadas, pelo alto risco de contaminação das mesmas;
- Os ovos podem ser armazenados em temperatura ambiente, refrigerados ou  até congelados. O seu tempo de prateleira varia conforme o modo de armazenagem;
- Na refrigeração, os ovos nunca devem ficar dispostos na porta da geladeira, devido às mudanças bruscas de temperaturas que essa região é submetida, o que pode comprometer a qualidade do alimento. Eles devem ficar nas prateleiras externas, em recipientes plásticos apropriados; 
- O cozimento correto dos ovos é feito em imersão com água fervente, por cerca de 9 minutos. A gema deve ser firme e amarelada. Ao usar, evitar o contato da casca com o conteúdo. 
- Deve-se estar sempre atento a preparações a base de ovos crus, como maionese caseira, musses e glacês. 
- Para que preparações como pudins, bolos, fios de ovos e quindins não fiquem com "gosto de ovo", é importante retirar a película esbranquiçada que prende a clara na casca do ovo, chamada de calaza, coando a clara. 
- Os ovos podem ser considerados frescos quando possuem a gema firme, centralizada e a clara espessa. Quando aberto, a gema não se esparrama. 

   Para concluir, segue um teste simples para atestar se o ovo encontra-se ou não envelhecido:
  • Ao colocar o ovo em uma vasilha com água, o ovo que se encontra fresco deve ficar estável e afundar. O ovo velho flutua, devido ao aumento da câmara de ar. 
  • Também pode-se colocá-lo sobre a luz. A gema deve estar centralizada e a câmara de ar é pequena. 
   Até a próxima!!!

domingo, 5 de janeiro de 2014

Verão - Molhos para salada

Molho para salada verde

   Ingredientes: Suco de 1 limão; 1 colher (sopa) de mostarda; 2 colheres de azeite de oliva; 1 colher (chá) de orégano; 2 dentes de alho amassados; sals a gosto. 
   Modo de preparo: Em um recipiente com tampa, coloque todos os ingredientes e misture bem. Feche o recipiente, deixe guardado em torno de 20 minutos e sirva junto com a salada de folhas que preferir.

Molho de vinagre balsâmico

   Ingredientes: 1 ramo de orégano fresco; 1 ramo de tomilho fresco; 1 xícara (240 ml) de azeite de oliva; 1/4 xícara (60 ml) de vinagre balsâmico; sal e pimenta a gosto.
  Modo de preparo: Misture bem todos os ingredientes. Despeje a mistura em uma garrafa limpa e esterilizada. Armazene em temperatura ambiente. 


Molho de ervas e cottage

   Ingredientes: 2 xícaras (ghá) de queijo cottage; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de manjericão fresco; Sal a gosto.
  Modo de preparo: Em uma vasilha, amasse o cottage com um garfo e misture os outros ingredientes. Armazene em geladeira até o momento de servir. 

Molho de iogurte

   Ingredientes: 220 g de iogurte natural desnatado; 2 colheres (chá) de suco de limão; 1 colher (chá) de mostarda; 1 colher (chá) de salsa fresca picada; 1 colher (chá)  de cebolinha fresca picada. 
  Modo de preparo: Misture bem o iogurte e o suco de limão. Acrescente os outros ingredientes. Armazene em geladeira até o momento de servir. 

Molho de iogurte e linhaça

   Ingredientes: 1 pote de iogurte natural desnatado; 1 colher (sopa) de azeite; Suco de 1/2 limão; 2 colheres (chá) de mostarda; 1 colher (sopa) de hortelã; 1 colher (chá) de linhaça.
    Modo de preparo: Misture bem todos os ingredientes. Armazene em geladeira até o momento de servir. 

Molho de laranja

   Ingredientes: 4 colheres (sopa) de suco de laranja; 2 colheres de vinagre balsâmico; 1 colher (sopa) de mostarda; 2 colheres (chá) de mel; Pimenta-do-reino a gosto. 
   Modo de preparo: Em um recipiente com tampa, coloque todos os ingredientes e misture-os bem. Armazene em geladeira por até uma semana. Agite bem antes de servir. 
   
"Os textos desse blog são apenas informativos. Nada substitui o acompanhamento nutricional realizado pessoalmente".