Óleo de cozinha - reciclagem

       O óleo de cozinha, caso não seja descartado corretamente após ser utilizado, pode ser muito prejudicial ao meio ambiente. Estima-se que cada  litro de óleo de cozinha pode poluir até 1 milhão de litros de água potável, o equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos. Sem contar que o óleo acumulado pode causar entupimentos, refluxo no sistema de esgoto e até rompimento das redes de coleta. Isso causa mal cheiro, aparecimento de ratos e insetos na cozinha. Portanto, seguem algumas dicas para que o óleo caseiro não seja desprezado diretamente na pia:

  • Armazene o seu óleo já utilizado em garrafas pet, realizando o seu descarte em lugares apropriados. Existem vários pontos na cidade onde você poderá deixar o óleo, informe-se;
  • Geralmente, ele é utilizado na fabricação caseira de sabão e óleo diesel. Em várias cooperativas e projetos sociais fazem esse trabalho. 
     Segue receita de sabão caseiro:
     Ingredientes:
     - 6 litros de óleo usado
     - 1 kg de soda cáustica
     - 2 litros de água
     - 4 litros de álcool combustível

     Modo de fazer: Misture o álcool com o óleo, misture a soda na água. Coloque tudo em uma bacia grande, e mexa até borbulhar. Deixe por 24 horas na sombra para endurecer e corte em barras. Não se esqueça de utilizar luvas e máscara para manipular os ingredientes, e evitar o contato dos produtos com crianças e animais domésticos. Rende até 30 barras de sabão.

       Portanto, realizando o uso consciente de todos os produtos que utilizamos, a natureza agradece! Até a próxima!
     

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!