segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Clara de ovo, frango e batata doce

   Para os praticantes de atividade física, ainda existem muitos mitos sobre a alimentação correta durante a realização do treino. Os alimentos mais comentados hoje em dia nas academias, com a alegação de que são grandes auxiliadores no ganho de massa muscular, são a clara de ovo, o frango e a batata doce.A seguir, temos algumas perguntas e respostas bem simples quanto a esses três alimentos, a fim de esclarecer a sua real eficácia.

   
A clara de ovo realmente ajuda no ganho de massa muscular? 
   Sim, mas em quantidades moderadas. Ela é rica em proteínas, principalmente albumina, relacionada com a recuperação muscular pós-treino. A quantidade recomendada é de 1 a 2 unidades ao dia, e deve ser consumida, preferencialmente, em preparações que exijam cozimento, como omeletes, entre outros. 

   



    A batata doce é obrigatória na dieta de um praticante de atividade física?
   Não. A batata doce é considerada um alimento fonte de carboidrato, quando consumida demora um tempo maior para ser digerida e lançada como glicose na corrente sanguínea. Pode ser benéfica no pré-treino, fornecendo energia durante a prática de atividade física, prolongando o treino e prevenindo a fadiga. Porém, o indicado é que as fontes de carboidrato na dieta sejam variadas, incluindo pães (de preferência integrais), macarrão, arroz integral, mandioca, batata, etc.

 
 O frango é um bom alimento para quem pratica atividade física?
  Sim, mas na porção indicada para cada indivíduo. O tipo de proteína desse alimento é de alto valor biológico, pois nele se encontram todos os aminoácidos essenciais (que o organismo não produz). Esses aminoácidos são responsáveis por auxiliar na recuperação das fibras musculares que sofrem lesão durante o exercício. Mas vale lembrar que carnes animais (bovina, suína, pescados), em geral, têm essa propriedade, e que alimentação deve ser a mais variada possível. 

   Fica claro, então, que a monotonia na dieta não é eficaz, e que vale investir sim na variedade de alimentos quando o assunto é praticar exercícios e entrar em forma. Até a próxima!!!

sábado, 8 de novembro de 2014

Guia Alimentar para a População Brasileira - versão 2014

    Nessa semana, foi lançada uma nova versão do Guia Alimentar da População Brasileira, que foi fruto da colaboração e participação de diversas pessoas, envolvendo a área da saúde, educadores e da sociedade em geral. Foram preconizados nele, além da demonstração de quais tipos de alimentos a serem ingeridos, também alguns princípios para auxiliar nas mudanças de hábito da população.
    O grande diferencial desse novo documento é que foram lembrados a importância da ingestão correta e adequada de água e demais líquidos, a preferência por alimentos in natura e minimamente processados (como legumes, verduras, frutas, especiarias frescas), a importância de uma alimentação variada e balanceada, contemplando todos os nutrientes disponíveis, a utilização moderada de sal, óleos e açúcares nas preparações, entre outros. 
    Também merecem destaque as imagens onde são demonstrados exemplos de pratos saudáveis regionais, para ambos os sexos e diversas faixas etárias e também demonstração de preparos simples e saudáveis de alimentos que são facilmente encontrados em todo o nosso país. 




       Para ter acesso, clique aqui Guia Alimentar para a População Brasileira - versão 2014

       Até a próxima!!!! 
"Os textos desse blog são apenas informativos. Nada substitui o acompanhamento nutricional realizado pessoalmente".