sábado, 20 de dezembro de 2014

Festas de final de ano

    As datas comemorativas, como Natal e Ano Novo, trazem muitas receitas e comilança. Porém, é possível pensar de um modo equilibrado, mesmo diante de tantas tentações rondando as mesas. Para isso, aqui seguem alguns conselhos:

1. Coma sempre em intervalos pausados, evitando muitos "beliscos" no momento de colocar a mesa;
2. Invista nas frutas da época, como uvas, pêssego e ameixas. As frutas secas também podem entrar no cardápio tranquilamente. Outra dica bem legal é compor a ceia com as oleaginosas (castanha do pará, castanha de cajú, nozes, pistache, entre outras), mas lembrando que elas são calóricas, apesar do seu alto valor nutritivo;
3. Os panetones recheados com chocolate e trufas podem ser consumidos, sem exageros (1 porção equivale a 1 fatia média);
4. O lombo suíno também é ótima fonte de nutrientes e bastante saudável. Quanto ao tão tradicional peru, prefira consumir a parte do peito, por ter menos gordura. 
5. O bacalhau é uma boa opção, por ser rico em gorduras benéficas ao organismo.
6. As sobremesas mais indicadas são aquelas com toque tropical, levando frutas e pouco açúcar. Os cremes, mousses, pudins e manjares foram feitos para serem degustados com moderação nessas ocasiões;
7. Prepare saladas leves e bonitas. Dá para variar na composição com diferentes tipos de hortaliças bonitas, colocando uvas passas, queijo branco e cerejas, dando um toque super especial. Podem ser acompanhadas com molhos a base de iogurte natural, limão, entre outros, como preferir;
8. Não exagere nas bebidas, sendo elas alcoólicas ou não (como refrigerantes, cerveja, vinho, etc).


    Espero que todos tenham Boas Festas e curtam muito essa data, de uma forma alegre e saudável. Até a próxima!!!


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Eu recomendo, conferi, conheci #2

   Olá leitores! Já estamos encerrando o segundo semestre do ano de 2014 e aqui vai mais uma lista alimentos preferidos nesse período. 




- Tapioca: Tipico da região Nordeste do Brasil, esse alimento vêm tomando cada vez mais espaço nas refeições de várias pessoas que apreciam preparações rápidas, versáteis e saborosas. A tapioca é feita com polvilho doce, a base de milho (portanto, não contém glúten). As opções de recheio podem variar, doce, salgada, light ou até mesmo bem incrementada, o prato é sucesso! Recomendo os sabores de frango desfiado, queijo cottage e frutas.




- Picolé de frutas: Marcando presença sempre em todo o verão nas praias, os picolés de frutas são opção certa para quem quer se refrescar. Nessa estação ainda, as paleterias mexicanas invadem o comércio até com opções mais calóricas (os picolés recheados e cremosos). Os sabores, cores e formatos variam bastante, portanto é só escolher aquele que mais agrada. Mas lembrando de dar preferência aqueles feitos de suco de frutas naturais e sem adição de recheios, o que torna a sobremesa mais saudável. 






- Castanha do Brasil: Rica em gorduras mono e polinsaturadas, pode ser uma boa alternativa para os lanches. Também é rica em minerais importantes, como zinco e selênio e é fonte de vitamina E, contendo antioxidantes. Duas unidades ao dia já são o suficiente para garantir todas as suas propriedades na dieta, considerando que a oleaginosa é calórica.



- Acelga chinesa: Pode ser novidade para muita gente, mas procurando bem nas feiras livres pode encontrar essa hortaliça de folhas pequenas, fechadas e tenras. O sabor é suave e tem a consistência crocante, lembrando a mostarda. Vale experimentá-la crua ou refogada.

   Aproveitem as dicas para variar a alimentação. Até a próxima!!!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Receita de sal de ervas

    No mês passado, foi lançado um novo produto no mercado chamado "bio salgante". Ele seria um sal a base de potássio, que serviria como total substituto do sódio contido no sal comum de cozinha. Falei a respeito dele em um post na fan page do blog nas redes sociais (twitter, facebook e g+). Portanto, a seguir, ai vai a minha receita, em formato de vídeo de sal de ervas, que também citei nessa mesma postagem...




   Essa mistura de ervas pode ser utilizada em vários tipos de preparações na cozinha, e deve ser armazenada, para manter a qualidade, em um local seco. Se você gostou, se inscreva no canal "Semeando Saúde", no Youtube... Aproveite e até a próxima!!!

"Os textos desse blog são apenas informativos. Nada substitui o acompanhamento nutricional realizado pessoalmente".