segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Documentário "Muito Além do Peso"

    Hoje eu estou aqui para recomendar aos leitores que assistam o documentário "Muito Além do Peso". Ele trata sobre a realidade do crescimento da obesidade infantil em todo o mundo, e também do poder que a publicidade de alimentos exerce sobre as crianças.
    A seguir, o trailer do filme:



    A situação se mostra ainda cada vez mais complicada, visto que o aparecimento das doenças metabólicas associadas, como a hipertensão, diabetes, aumento das taxas de colesterol, entre outras estão aparecendo cada vez mais cedo nessa faixa etária. O universo infantil está mais ligado em traquitanas digitais e presa atrás dos portões por conta da violência nos grandes centros urbanos, se distanciando das brincadeiras de rua e se virando sedentário. 
     Os pais, que saem para trabalhar, deixam seus filhos a mercê de uma alimentação errônea, com muito salgadinho, lanches rápidos, refrigerantes, e não têm tempo para ensinar a eles a consumir mais frutas, vegetais e demais alimentos saudáveis. Estamos ligados nessa situação, esperando que haja, um dia, a esperança de que todos possam ter uma alimentação equilibrada no mundo, principalmente as crianças!
       O filme se encontra disponibilizado na íntegra no site www.muitoalemdopeso.com.br. Confiram!

      Até a próxima!!!! 

domingo, 18 de janeiro de 2015

Café da manhã

   



     O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, pois ela oferece uma boa parte da energia que precisamos para realizar as tarefas diárias, como praticar atividade física, trabalhar, estudar, etc. Muitas pessoas têm o costume de não fazer essa refeição, por não terem tempo ou por simplesmente não sentir fome durante esse período do dia. Mas ela é de extrema importância, como será descrito a seguir.
     A omissão da realização de uma refeição matinal pode aumentar o risco de hipoglicemia, que é o baixo estoque de glicose no sangue, ocasionando tonturas, mal estar e até desmaios. Isso ocorre devido ao longo período de jejum que passamos durante as horas de sono, onde o corpo acaba utilizando os estoques de energia para manter o seu funcionamento. Ai está o principal motivo para realizar uma boa alimentação durante o período da manhã, repondo esses estoques.
  Um bom café da manhã pode ser composto por um componente de carboidrato- de preferência integral (pão, biscoito, torradas...), componentes protéico (leite, queijo, requeijão...) e uma fruta a escolha, contemplando vários nutrientes importantes para o corpo. Podem ser preparadas vitaminas de frutas com aveia, bolo simples, entre outros vários outros tipos de preparações que compõem essa refeição. 


    Para quem realiza a atividade física durante o período da manhã, a importância de ingerir um alimento pré-exercício é ainda maior, evitando a perda de massa muscular, desidratação e controlando a sensação de fome. Isso influencia diretamente no bem-estar e na performance durante o treinamento. O recomendado é que se realize uma alimentação leve pelo ou menos 60 minutos antes do exercício.
     Continuem ligados nas redes sociais e no blog para mais dicas!!! Até mais!!!
    

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Air Fryer: realmente é mais saudável?

    As fritadeiras elétricas, chamadas de "Air Fryer", são verdadeira febre nas lojas de eletrodomésticos. Mas o que muita gente se pergunta é se ela realmente é capaz de fazer um alimento de forma mais saudável, e de forma prática, como promete. 
     Esse tipo de equipamento realmente é capaz de cozinhar diversos alimentos sem nenhuma gordura, de forma que concentra o calor de forma eficiente para que isso aconteça. Ela é capaz de preparar pastéis, kibes, bolinhos, nugguets, batatas e até pão de queijo, como é demostrado nos comerciais, mostrando, em teoria, que ele seja uma alternativa para o preparo mais saudável dos alimentos. Porém, existem algumas desvantagens, como o tempo de preparo, que exige um pouco de paciência de quem está preparando, dependendo do tipo de alimento (leva de 20 a 30 min., em média). É importante também, de tempo em tempo, mexer o alimento, para que o cozimento se dê por igual. 
      Lembre-se de manter a "Air Fryer" sempre limpa, o que deve ser feito após cada utilização.  A temperatura de cozimento para cada tipo de alimento também é específica, por isso é importante ajustar de forma correta. Quando pensamos nesse tipo de aparelho, temos que ter bom senso, devendo utilizá-lo com moderação, intercalando os tipos de preparo, em panela, no forno, grelhados, etc. E para quem ainda não adquiriu, pode pensar em outras alternativas também, como as panelas de cerâmica e de vidro.




      Em outros posts, vou continuar falando sobre outros tipos de aparelhos, como panela de arroz elétrica, com receitas. Sigam também no instagram: @semeando_saude e curta a fanpage do facebook para mais dicas!!! Até a próxima!!!
"Os textos desse blog são apenas informativos. Nada substitui o acompanhamento nutricional realizado pessoalmente".