Congelando alimentos

     O método de congelamento de alimentos pode ser uma saída para quem quer ser prático sem deixar de ser saudável. O congelamento acontece em temperaturas negativas (abaixo do 0ºC) e pode proporcionar um maior tempo de consumo, mantendo as características nutricionais do que será consumido. Mas, para isso, devem ser seguidos alguns cuidados na hora de realizar esse procedimento:


- Utilize sempre alimentos frescos e corretamente higienizados;
- Utilize utensílios e embalagens adequados e bem limpos. No caso de líquidos, prefira os esterilizados;
- Divida os alimentos em porções e quantidades adequadas, conforme o planejamento do seu consumo (por exemplo, se a intenção for servir três pessoas, realize o congelamento somente para essa quantidade);
- Não deixe o alimento exposto as baixas temperaturas, protegendo o mesmo com tampas ou filme próprio. O ideal é que não ocorra a formação de gelo no interior da embalagem. Se possível, faça a vácuo. 
- Algo bem útil a se fazer é identificar o alimento com etiquetas previamente, colocando a data e o tipo de alimento que foi congelado na embalagem, assim evita-se o risco de não saber o que se congelou;
- Sempre fique atento ao estado de conservação do seu congelador;
- Não congele alimentos já reaquecidos, reutilizados ou que estão fora do seu prazo de validade;
- O recongelamento não é aconselhável, pois o alimento ao voltar para o freezer perde suas características gerais de qualidade e seu tempo de validade diminui.

   Espero que tenham gostado das dicas!!! Visite o canal "Semeando Saúde" no youtube e acompanhe as nossas redes sociais para mais informações!!! Até a próxima!!!


Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!