Farinha de Banana Verde

   A banana verde é um alimento altamente energético, rico em vitamina C e minerais como potássio, fósforo, cálcio e ferro (até mais do que a maçã e a laranja). Têm como principal componente um tipo de carboidrato chamado de amido resistente.


    Desde que começaram a fazer pesquisas transformando a farinha verde em um tipo de substrato chamado de biomassa, se têm comprovado a eficácia principalmente desse tipo de carboidrato no alimento. O amido resistente nada mais é do que "a quantidade total de amido e produtos derivados da degradação de amidos resistentes à digestão no intestino delgado de pessoas saudáveis", com efeitos fisiológicos comparado ao das fibras alimentares, com efeito funcional e promovendo a saciedade por um tempo maior.

Farinha obtida a partir da banana verde.
   Então, no processo de desidratação desse subproduto da banana verde, obteve-se uma espécie de farinha, que pode ser utilizada na culinária para diversos fins, como na preparação de cookies, bolos, doces, entre outros tipos de preparações que têm ótima aceitação por crianças e demais tipos de pessoas. 
   Portanto, a farinha de banana verde têm sido um aliado na melhora nutricional da composição de preparações, sem com que elas percam em sabor e aparência. Também é importante destacar a importância do consumo equilibrado de carboidratos e dos demais nutrientes da dieta, bem como a variação desses elementos durante o dia nas refeições, fazendo com que a resposta dessa espécie de "suplemento" seja muito mais eficaz. Quem quiser consultar mais sobre o assunto, seguem algumas referências bibliográficas de artigos científicos. 

Até a próxima!!!! 

Fontes: 
PEREIRA, K.D. Amido resistente, a última geração no controle de energia e digestão saudável. Cien. Tecn. Alimen. [online]. 2007, vol. 27. supl. 1. pp. 82-92.

FASOLIN, L.H. et. al. Biscoitos produzidos com farinha de banana: avaliações química, física e sensorial. Cien. Tecn. Alimen. [online]. 2007, vol .27. n.3, pp. 524-529.

http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2187/1/FB_COALM_2013_2_08.pdf. 

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!