Arroz branco, integral e parboilizado: entenda as diferenças

     O arroz é um alimento muito consumido em nosso país, estando presente nas principais refeições na mesa de várias pessoas diariamente. Porém, quando nos deparamos com tantos tipos diferentes desse cereal, ficamos em dúvida sobre qual deles vale realmente a pena consumir. Antes de tudo, o valor calórico por porção de 125 g (4 colheres de sopa) dos três tipos de arroz não varia, ficando em torno das 120 kcal . A seguir, iremos comparar o arroz branco, integral e o parboilizado, para que todos possam realizar uma boa escolha.

Da esquerda para a direita: arroz integral, branco e parboilizado.

      O arroz integral  um cereal com o tipo de grão mais escuro (marrom) e duro. Ele pode demorar um pouco mais para cozinhar em comparação com os demais (40 minutos), devido película que constitui a sua casca, mas é realmente o campeão em nutrientes, e costuma ser encontrado por um preço maior no mercado. Ele contém maior teor de fibras alimentares, auxiliando no controle da glicemia e no melhor funcionamento intestinal, pela sua digestão mais lenta. Também ajuda no controle da absorção do colesterol ruim pelo organismo, é fonte de vitaminas do complexo B e E,  e rico em minerais fósforo, potássio e magnésio.
     Já na versão parboilizado, parte dessa película que protege o grão é perdida no processo de refinamento, porém, como ainda uma parte é preservada, são conservados alguns nutrientes que compõem a versão integral. Em comparação com o arroz branco, ele também demora mais para cozinhar, porém a chance de ficar mais soltinho, atingindo o ponto correto, é maior. Seu paladar pode não agradar a todos, mas seu valor nutricional ainda compensa. 
       O arroz branco é, sem dúvida, o mais popular. Ele é composto basicamente por carboidratos simples, de rápida absorção no organismo, e devido ao processo de refinamento que sofre a indústria, preserva muito pouco os nutrientes. É mais acessível devido ao seu preço, facilidade de preparo e maior aceitação entre as pessoas, servindo sempre de acompanhamento para o feijão e outros alimentos no cardápio. 
         Para quem não está acostumado a consumir os tipos integral e parboilizado, o ideal é que se intercale o consumo com o arroz branco durante a semana. Desse modo, poderão ser aproveitados todos os benefícios que esses alimentos trazem. 
         Continue acompanhando as postagens do blog e das redes sociais... Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!