sábado, 26 de dezembro de 2015

Fim de ano - Promessas

    Quando um ano novo está por vir, todos se enchem de esperanças de que seus objetivos que foram traçados serão atingidos, e fazem promessas para alcançá-los. Dentre os mais feitos, estão o de ter uma vida mais saudável, realizando uma alimentação adequada e fazendo exercícios físicos. Mas os meses acabam passando e essa meta fica esquecida.
    As preocupações e correria do cotidiano sempre acabam atrapalhando para que esse objetivo seja alcançado. Então, como se manter motivado para que esse desejo se torne uma realidade no ano que está por vir?
      Primeiramente, você deve estar focado naquilo o que quer. Se a sua meta for o emagrecimento ou uma vida com mais saúde, reveja todos os seus antigos hábitos e comece a mudar aos poucos, passo a passo. Procure ajuda de profissionais que estejam a disposição para tirar dúvidas e orientar no que for necessário para cada caso. Vá ao nutricionista, médico, faça atividade física de acordo com a orientação de um profissional. 
      Em segundo lugar, tenha calma e paciência, pois o resultado não vem de uma só vez. Conquiste cada etapa. E em terceiro lugar, conte com a ajuda também das pessoas ao seu redor, na compreensão do seu novo estilo de vida (e quem sabe essa pessoa também passe a acompanhar e, de quebra, também é beneficiada com mais saúde). 


     Com essas dicas, venho desejar a todos um Feliz Ano Novo!!! Continue acompanhando o Blog Semeando Saúde em 2016 e nas redes sociais!
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sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Eu recomendo, conferi, conheci - #4

   Olá! Já estamos encerrando mais um ano, e volto ao blog com todas as coisas que eu tive oportunidade de conhecer mais ou utilizar nesse semestre!!!

1. Leite sem lactose - Fiquei muito contente que nesses últimos tempos tenha aumentado a oferta desse tipo de produto nos supermercados! Já existem várias marcas, a preços razoáveis. Os intolerantes a lactose agradecem por ter mais essa opção!




2. Cursos do SESI "Alimente-se bem": Há uns três anos atrás tive a oportunidade de fazer o curso no SESI "Alimente-se bem - comemorando 10 anos"... Bom, já faz algum tempo, mas eu estou recomendando agora pois utilizei muito o livro maravilhoso de receitas que ganhei gratuitamente nesse curso. O enfoque é o aproveitamento integral dos alimentos em preparações saudáveis e baratas. Em todos os SESI no Brasil existem cursos desse tipo para o público em geral fazer durante o ano todo. Entre no site para saber mais: http://www.sesisp.org.br/qualidade-de-vida/nutricao/alimente-se-bem .




3. Suco em polpa congelada: São mais saudáveis que a versão em pó e de caixinha, sem contar refrigerantes e outras bebidas altamente industrializadas, porém ainda deve-se ficar atento a quantidade de açúcar e a perda de parte dos nutrientes contido nas frutas. Também é mais vantajoso pela praticidade e por se conservar mais (se armazenado a -18ºC, de forma correta) sem a necessidade de utilização de substâncias para esse fim.


4. Saladas no pote de vidro: Febre entre as celebridades, essas saladas se destacaram pela sua conveniência. Dá para fazer a sua própria salada e armazenar de forma caseira, para levar e consumir onde quiser. O vidro ajuda na conservação, deixando as folhas e os demais vegetais sempre frescos. Conservada na geladeira, pode durar de três dias até 1 semana. Mas lembre-se: é importante sempre fazer as higienização correta dos ingredientes e do recipiente para que a qualidade esteja assegurada.

5. Frutas desidratadas: Podendo substituir 1 das 3 porções de frutas indicadas no dia, se tornam uma opção para os lanches rápidos. Estão na prateleira de vários supermercados, podendo ser uma aliada na dieta, já que concentram os nutrientes e as fibras das frutas, sendo pouquíssimo processadas pela indústria. Claro que não substituem a versão fresca das frutas, mas podem ser consumidas de modo saudável, moderadamente.


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"Os textos desse blog são apenas informativos. Nada substitui o acompanhamento nutricional realizado pessoalmente".