sexta-feira, 18 de março de 2016

Tipos de Chocolate - Especial Páscoa

    

       Quem não gosta de chocolate? Pois saiba que esse alimento, tido até como "proibido" por muitas pessoas que desejam emagrecer, pode sim se tornar um aliado na dieta, sendo consumido de forma equilibrada. O chocolate com alta concentração de cacau é um produto rico em proteínas, minerais, como o magnésio (que auxilia no controle da pressão arterial), vitaminas e outras substâncias benéficas ao organismo. Além disso, ainda ajuda a aumentar os níveis de serotonina (hormônio do bem-estar) e dá bastante energia para o dia a dia. 
       O modo de consumir mais indicado é uma pequena quantidade por vez, evitando os exageros. Os chocolates estão presentes em muitas formas no mercado, podendo ser diferenciados, inclusive, quanto ao teor de cacau contido neles. Vou citar alguns tipos e falar um pouco sobre as particularidades de cada um:
- Chocolate amargo: É o que contém a maior concentração de cacau (50 - 70%), sendo apontado por pesquisas científicas como o mais saudável. Contém propriedades que auxiliam na proteção contra doenças cardiovasculares. Cada barrinha de 30 g contém 125 kcal.
- Chocolate diet: É restrito em açúcares, porém pode ser mais calórico e conter maior teor de gorduras. Não é indicado para controle do peso corporal, apenas para diabéticos. Cada barrinha de 30 g contém cerca de 148 kcal. 
- Chocolate branco: É derivado, na verdade, não do cacau propriamente dito. É um subproduto extraído da manteiga de cacau, contendo maior quantidade de gordura e de açúcares, se comparado aos outros tipos.  Deve ser consumido com bastante moderação. Cada barrinha de 30 g contém cerca de 156 kcal.
- Chocolate meio-amargo: Contém cerca de 35 a 50% de teor de cacau, podendo ser uma opção para aqueles que ainda não estão acostumados com o sabor do chocolate amargo. Pode conter uma quantidade até significativa de açúcar, dependendo da marca, por esse motivo, é bom estar atento na hora de consumir. Cada barrinha de 30 g contém cerca de 142 kcal. 
- Chocolate ao leite: Está entre as opções com maior teor de açúcares e gorduras na composição, por esse motivo, deve também ser consumido de forma moderada. Cada barrinha de 30 g pode conter cerca de 145 kcal. 

        Desejo a todos uma ótima Páscoa, com muita saúde! Se você gostou dessa postagem, deixe o seu comentário, e nos curta nas redes sociais:
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Até a próxima!!!
"Os textos desse blog são apenas informativos. Nada substitui o acompanhamento nutricional realizado pessoalmente".