O passo a passo da transformação dos alimentos

     A produção dos alimentos é algo que vem se modificando cada vez mais para se adequar ao modo de vida da sociedade, com o passar do tempo. Essas transformações mudaram o modo de produzir e consumir os alimentos. Por esse motivo, os alimentos foram classificados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira de acordo com a quantidade de processos e tratamentos dados a eles pela indústria, ao longo da cadeia de consumo. Confira agora um pouco sobre essas classificações:



Alimentos in natura: São aqueles que são retirados diretamente da natureza, seja de origem animal ou vegetal, não sofrendo nenhum tipo de alteração até chegar ao consumidor final. Exemplo: morango, alface, chuchu, carnes. 

Alimentos minimamente processados: Envolvem alguns tipos de transformações em seu processo de fabricação, como limpeza, moagem, congelamento, que não estão relacionados a adição de sal, açúcar, óleos ou outras substâncias ao alimento natural. Exemplo: leite longa vida, arroz, feijão, farinhas de mandioca.

Alimentos processados: São fabricados com adição de sal ou açúcar, para aumentar a sua durabilidade e sabor. Exemplos: queijos, conservas, compotas, defumados, entre outros. 

Alimentos ultraprocessados: São aqueles que contém formulações industriais, que além de conter sal, açúcar e óleo, possuem uma lista grande de ingredientes, como gorduras modificadas, amidos, proteína de soja e outros aditivos. Exemplo: iogurtes, sucos em pó, salsicha e nugguets. 

        Continue acompanhando o Blog para mais novidades! Deixe seus comentários e sugestões... Não se esqueça de curtir e compartilhar nas redes sociais:
Facebook: /blogsemeandosaude
Instagram: @semeando_saude
         
         Até mais!!!! 
Fonte: Guia Alimentar para a População Brasileira - 2ª edição, 2014. 


Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!