Escorreguei na dieta: e agora nutri??

      Você começa todo determinado um plano alimentar, consultando o profissional nutricionista regularmente, tirando as dúvidas, fazendo tudo como manda o figurino... Porém, chega aquela data especial ou apenas o churrasco do final de semana tão aguardado com familiares e amigos, vem a famosa "pisada na jaca" na dieta... Começa a bater o desânimo e o sentimento de culpa, e uma coisa somente passa pela cabeça: e agora, nutri?
        Bom, para começar, digo que não é preciso que haja desespero ou desânimo por conta de uma "pisada na bola" no plano alimentar. Muito menos é preciso ficar com medo de receber um belo sermão no dia da consulta ao relatar a sua falha (muitos pacientes chegam até a esconder o que fizeram)... O que faremos é apenas dar um direcionamento para a pessoa, para que todo o processo de reeducação alimentar não se perca por conta de uma simples "jacada"...
           O nutricionista, nesse momento, assume um papel motivacional... É ele quem leva o paciente a não desistir, apesar das inúmeras tentações aos exageros alimentares. Por esse motivo, é importante que a relação com o paciente seja sempre franca e de troca. Relate o que saiu fora do plano alimentar (se houve um exagero, se não consegue seguir determinada refeição no horário combinado, etc.) no período entre as consultas, que certamente estaremos dispostos a ajudar na orientação do que necessário. 
            Reassuma a meta antes estipulada com o seu nutricionista, pois ele sabe qual a real necessidade do indivíduo quanto a alimentação. Ele deve montar um histórico do paciente para que os resultados alcançados sejam comparados e visualizados a cada visita no consultório. Então, se o saldo entre o que se perdeu com esse deslize for menor do que os ganhos obtidos do início do acompanhamento até o momento, o paciente deve retomar o acompanhamento normalmente.
        Agora, se o prejuízo for maior do que os ganhos, o nutricionista repensará na dieta passada ao paciente, e focará em mais maneiras para que se torne mais fácil para a pessoa seguir um plano alimentar saudável. Tudo feito pensando no estilo de vida e na história de forma individual do seu paciente. E caso esteja insastisfeito com o seu nutricionista, procure por outro! 
          O recado que deixo é o seguinte: escorregou na dieta, procure o nutricionista novamente e não desanime! Ele irá auxiliar no for necessário para que os melhores resultados sejam alcançados!!! 



Até a próxima!!!!
Gostou? Compartilhe e comente!!! Quer seguir o Blog Semeando Saúde nas redes sociais? É fácil!
Instagram: @semeando_saude
Facebook: /blogsemeandosaude

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!