sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A importância da Nutrição nos esportes

         A importância do Nutricionista para o bom desempenho de atletas profissionais em diversas modalidades esportivas só vêm aumentando. Uma alimentação equilibrada antes, durante e depois uma competição pode ser fator fundamental para a manutenção do bom desempenho do esportista, bem como para a recuperação do seu degaste físico e controle do estado geral de saúde. 
      Em muitas equipes e delegações, nutricionistas esportivos já prestam serviços exclusivos, acompanhando a alimentação de todos durante as rotinas de viagens, jogos e treinos. Ficam totalmente integrados com o trabalho de fisiologistas, médicos e treinadores, aliando as necessidades alimentares com tudo o que envolve o esporte de alto rendimento, como as possíveis cargas excessivas de treino e cansaço do atleta durante as competições, que podem ocasionar hipoglicemia, perda de massa magra e lesões. 
           O Nutricionista esportivo também analisa quais tipos de suplementos alimentares são permitidos e mais indicados para o esportista de determinada modalidade, orientando para um ajuste adequado das necessidades nutricionais e evitar também possíveis desconfortos gastrointestinais durante as partidas.   
              Realização de cardápios, avaliações físicas e acompanhamento da produção das refeições de perto fazem parte do trabalho dos Nutricionistas nessa área. Portanto, para quem sonha em ser atleta profissional em alguma modalidade, já sabe que pode contar de perto com o trabalho de um Nutricionista Esportivo. 

            
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sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Enlatados: qual a melhor forma de utilizá-los?

       Todos sabem que os alimentos enlatados trazem muita praticidade a vida moderna nas cozinhas. Porém, esses alimentos carregam alguns tipos de perigos se forem utilizados de forma incorreta. Para que tenham uma longa vida de prateleira, como todo alimento processado, os enlatados carregam consigo muitas substâncias que, se consumidas em grande quantidade diariamente, trazem sérios riscos a saúde (como o sódio, alguns conservantes e aditivos). 
           Esteja sempre atento aos rótulos! Observe também o prazo de validade do produto e os mantenha armazenado em local limpo e arejado. 
          Não exagere no consumo desse tipo de alimento. E, se caso não abrir mão dele na dispensa, intercalar seu consumo com alimentos frescos. Uma frequência razoável para o seu consumo é de 1 a 2 vezes na semana.



            Sempre observe o estado da embalagem, se não há amassados, ferrugens ou se estão estufadas. Opte por aquelas que estejam em bom estado. Ao abrir a lata, veja se o produto nela contido não apresenta alterações na coloração, aspecto ou cheiro. 
            Higienize bem a superfície antes de consumir com água corrente, detergente e uma esponja de poros macia, evitando possíveis contaminações. Se não for todo o conteúdo no preparo da refeição, armazene a sobra em um outro recipiente limpo, com tampa, na geladeira. 
            Tomando esses cuidados, dá para utilizar esses produtos com bom senso... 
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sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Branqueamento - técnica de conservação

         Uma técnica bem interessante que pode ser aplicada para a conservação de frutas, legumes e vegetais no dia-a-dia é o branqueamento. Ela garante uma durabilidade de até 3 meses ao alimento, sendo congelado, aumentando o aproveitamento de nutrientes e evitando o desperdício.
          Tudo consiste em um choque térmico que o produto envolvido recebe, inativando algumas enzimas que causam o escurecimento e envelhecimento dos vegetais. O procedimento faz com que a cor, o cheiro e o sabor permaneçam por mais tempo. As folhas ficam mais tenras e firmes, sendo que o alimento fica pré-prepado para o consumo durante o seu tempo de congelamento. 
          


Técnica: Lave bem as frutas e hortaliças a serem utilizadas em pequenos pedaços. Mergulhe o vegetal em uma panela com água fervendo e espere que a água volte a ferver (de 2 a 3 minutos, dependendo do alimento). Retire o vegetal da água fervente e o resfrie imediatamente em uma vasilha de água gelada e gelo por 2 minutos, ou até estar totalmente gelado. Feito isso, retire e escoe a água do alimento, e os coloque em sacos culinários. Importante remover todo o excesso de ar. Adicione uma etiqueta com a data em que essa etapa foi realizada e o nome do vegetal. Congele. 

             Esse procedimento pode ser utilizado em diversos vegetais, como maçã, pêra, berinjela, beterraba, cenoura, milho, vagem, batata, pimentão, brócolis, couve-flor, repolho, couve, chicória e espinafre.   
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Fontes: http://www.douradosnews.com.br/especiais/saude-e-estetica/nutricionista-ensina-conservacao-de-alimentos-com-tecnica-de-branqueamento
http://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/operacoes-preliminares/item5.php
https://ingredientedavez.wordpress.com/2014/09/02/tecnica-de-branqueamento-de-vegetais/

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Pipoca sem óleo no microondas

           Quem não gosta de pipoca? Além de deliciosa, esse aperitivo pode ser sim nutritivo e fazer parte de um lanche bem saudável... É rica em fibras e antioxidantes, alimento ideal para acompanhar um lanche da tarde. Siga a dica de receita do Blog e saboreie!

Ingredientes: 
- 4 colheres (sopa) de milho para pipoca
- 4 colheres (sopa) de água
- 1 pitada de sal
- Ervas e especiarias a gosto (opcional)

Modo de preparo (microondas): Coloque em um recipiente de vidro alto e  resistente ao microondas o milho e a água. Cubra com plástico filme, faça pequenos furos com a ajuda de um garfo no plástico e leve ao microondas por cerca de 6 minutos, em potência alta.



Rendimento: 3 porções
Valor calórico (1 porção de 25g - 1 xícara): 34 kcal

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"Os textos desse blog são apenas informativos. Nada substitui o acompanhamento nutricional realizado pessoalmente".