Diário Alimentar: para que serve? #nutriresponde

      Quem procura um Nutricionista certamente, ao final da primeira consulta, irá se deparar com o Diário Alimentar de 3 dias. O D.A nada mais é do que a simples descrição de tudo o que o paciente consome, durante 3 dias da semana não consecutivos (ou seja, os dias não podem ser seguidos). O profissional lança mão dessa ferramenta para ter uma ideia do que, e quando, a pessoa se alimenta, tendo a  noção dos tipos e quantidades das refeições como base de cálculo para um diagnóstico nutricional mais preciso.
        O paciente deve se atentar a alguns detalhes que são explicados pelo Nutricionista durante a consulta, como a importância de anotar corretamente todas as informações, sendo o mais preciso e claro possível. As quantidades devem ser anotadas em medidas caseiras (ex. xícara de chá, colher de sopa, etc) e os horários devem ser indicados juntamente com as refeições, inclusive ajuda muito anotação do horário em que a pessoa acordou e dormiu no respectivo dia. Enfim, a rotina alimentar da pessoa é descrita em detalhes.
       O horário da prática de atividade física também pode ser incluso na nota, bem como beliscos ocasionais e ingestão de suplementos alimentares e nutricionais. A ingestão de água mineral é opcional, já que provavelmente foi informada para o Nutricionista durante a consulta, na anamnese. Hoje em dia, existem até aplicativos de celular que ajudam tanto o Nutricionista quanto o paciente que toma a sua nota.
       É importante que a pessoa não torne isso algo paranoico, que depois queira continuar para ficar "contando as calorias" do que consome. Também o paciente não deve "mentir" no seu relatório apenas para ter uma "aprovação" do seu profissional. Faça o seu Diário de forma tranquila, sem mudar a sua rotina.
        Conte sempre com o seu Nutricionista para te ajudar em caso de dúvidas!!! Ele certamente estará aberto a esclarecer tudo...



           Gostou desse post?? Deixe seus comentários e visite também as redes sociais!! Até mais!!
Instagram: @semeando_saude
Facebook: /blogsemeandosaude

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!