Introdução alimentar - dicas para o seu bebê

   A introdução alimentar é uma fase muito importante no desenvolvimento dos bebês. É o momento em que a amamentação exclusiva dá lugar a outros tipos de alimentos, e isso ocorre por volta dos 6 meses de idade. Portanto, mães e responsáveis devem estar atentos aos cuidados durante essa época com a alimentação.
  • Comece oferecendo os alimentos aos poucos, em pequenas quantidades e um alimento por vez. E o mais importante, a amamentação deve continuar;
  • Ofereça primeiro frutas, pois elas têm um sabor doce como o leite materno;
  • A quantidade inicial, aos 6 meses, da papinha deve ser por volta de 3 colheres de sopa e vai aumentando até chegar a 1 tigela de 250 ml aos 12 meses;
  • Não é recomendável a utilização de liquidificador para a produção da papinha, pois alguns nutrientes podem se perder dessa forma. Amasse bem com um garfo ou outro utensílio até que se chegue a textura de purê. Essa textura auxilia a mastigação e o desenvolvimento da deglutição nos bebês.
  • A temperatura dos alimentos não deve ser nem quente e nem muito fria. As papinhas podem ser armazenadas em pequenos potes na geladeira (2 dias) ou freezer (1 mês), e não devem ser reutilizadas sobras. 
      Em seguida, exemplo de como pode ser feito o esquema alimentar diário de alimentação para os bebês de 6 a 12 meses:


onte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/51846-5-dicas-importantes-sobre-introducao-alimentar

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!